sábado, 8 de outubro de 2011

Raio-X: no Fla-Flu dos desfalques, Tricolor vence duelo 'nome por nome'


Iguais em número de pontos, Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo tentando encurtar a distância para os líderes do Brasileirão 2011. Sem Ronaldinho e Fred, a serviço da Seleção Brasileira, os rivais entram em campo com novidades nas escalações. O Fla, de acordo com os treinamentos da semana, deve ter Maldonado e Muralha nas vagas de Airton e Willians, suspensos. Diego Maurício substitui o R10. No Flu, Rafael Moura entra no lugar do camisa do 9, e Márcio Rosario, no de Digão, expulso contra o Santos.
O Raio-X do jogão aponta vantagem para o Tricolor: 8 a 3. Do meio para a frente, deu Fluminense em todos os duelos jogador por jogador. As três posições em que o Flamengo levou a melhor são do setor de defesa.
Vale ressaltar que a larga diferença a favor do Tricolor tem muito a ver com os desfalques do Rubro-Negro: pelas estatísticas, Airton, Willians e Ronaldinho levariam a melhor sobre os rivais e equilibrariam o panorama.
Levando-se em conta as opiniões dos comentaristas André Loffedo, Carlos Eduardo Lino e Lédio Carmona, além das médias das notas do Troféu Armando Nogueira e o atual momento de cada jogador, o GLOBOESPORTE.COM comparou, homem a homem, as prováveis equipes do jogo deste domingo, no Engenhão.
Critérios
Os quesitos de avaliação do Raio-X levam em conta a média dos jogadores no Armandão, as opiniões dos especialistas e o momento atual de cada atleta, na visão dos jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. É importante frisar que o fato de um jogador ter uma boa média no Armandão ao longo das 27 rodadas disputadas até aqui pode não corresponder à avaliação de sua fase atual, que considera as atuações mais recentes. Vale atentar para a situação em que, mesmo tendo a preferência dos jornalistas, um jogador perde a disputa em função dos outros dois critérios de avaliação. É o caso do duelo entre Maldonado e Edinho. O volante do Flu, apesar de perder na visão dos comentaristas, vence a disputa já que tem média mais alta no Armandão e vive fase superior à do rival.
Casos à parte
Os duelos entre Léo Moura e Mariano e entre Alex Silva e Leandro Euzébio mostraram-se muito equilibrados de acordo com os critérios utilizados. Para desempatá-los, pesaram os seguintes fatores: no caso dos laterais, o rubro-negro ganha por 2 a 1 na avaliação dos jornalistas, o tricolor é melhor na média do Armandão, e ambos vivem boa fase. No entanto, a vitória de Mariano se explica pela superioridade nas estatísticas de desarmes e roubadas de bola (os dois jogaram o mesmo número de partidas); situação parecida ocorre entre os zagueiros, com uma vitória para cada lado e igualdade na fase atual. Para o desempate, pesou a favor do jogador do Flamengo a unanimidade na opinião dos jornalistas (a diferença a favor de Leandro Euzébio na média do Armandão é de apenas 0,4).

Fonte:http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/raio-x-no-fla-flu-dos-desfalques-tricolor-vence-duelo-nome-por-nome
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário