sexta-feira, 7 de outubro de 2011

OMS aponta que a região do Rio de Janeiro é a mais poluída do Brasil



A Organização Mundial de Saúde divulgou nesta segunda-feira (26) um levantamento sobre qualidade do ar no mundo. Rio de Janeiro e São Paulo estão entre as cidades com índices de poluição acima do recomendado.
A Organização Mundial de Saúde adverte: poluição do ar mata. Segundo a OMS, mais de 2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência de doenças provocadas pela inalação de partículas finas de poluição.
Essas partículas são invisíveis a olho nu. A OMS recomenda que a concentração delas no ar não passe de 20 microgramas, ou seja, 20 milionésimos de grama por metro cúbico de ar.
Mas nas duas cidades mais poluídas do mundo - Awhaz no Irã e Ulan Bator, na Mongólia - esse índice é, respectivamente, 18 e 14 vezes maior.
Na lista das 50 cidades mais poluídas do mundo, 44 estão na Ásia, 4 na África e 1 na Europa - é a cidade de Sarajevo. E 1 na América Latina, no México.
Uma das causas desta poluição é a fumaça que sai de escapamentos de carros, ônibus, caminhões. E a constatação mais surpreendente da pesquisa é de que a região do Rio de Janeiro é a mais poluída do Brasil, com índices piores ainda do que a Região Metropolitana de São Paulo.
A Região Metropolitana do Rio tem três vezes mais poluição do que o índice de referência da OMS. Em seguida vem Cubatão, na Baixada Santista. Campinas, no interior paulista, e a Região Metropolitana de São Paulo têm o dobro do recomendado.
Para o pneumologista Hermano Castro, a situação é preocupante. Índices tão altos de poluição refletem diretamente no atendimento dos hospitais das grandes cidades.
“Aumenta muito o número de internações, de atendimentos nas emergências. Há uma relação direta da poluição do ar com o parto prematura, baixo peso ao nascer, há uma relação de aumento de câncer de pulmão em populações. A poluição do ar é sempre um problema muito sério que precisa ser controlado”, alerta Hermano Castro.
A Secretaria Estadual do Ambiente do Rio diz que de 2009, ano usado como referência pela OMS, para 2010, o método de coleta de dados sobre poluição mudou. E que a poluição média na Região Metropolitana do Rio passou a ser menor que em São Paulo.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário